domingo, 30 de outubro de 2011

Qualidade de Software




Métricas técnicas, nas quais se encaixam aspectos como funcionalidade, modularidade, manutenibilidade, etc.

Métricas da produtividade, baseadas na saída do processo de desenvolvimento do software com o objetivo de avaliar o próprio processo;
Métricas da qualidade, que permitem indicar o nível de resposta do software às exigências explícitas e implícitas do cliente;


Métricas Orientadas ao Tamanho: A medida de software mais familiar é a contagem de linhas de código. Esta métrica pode parecer simples, mas existe discordância sobre o que constitui uma linha de código. A medida de linhas de código não deveria contar linhas de comentário e linhas em branco, pois não afeta a sua funcionalidade.
Métricas Orientadas à Função: Em vez de contar as linhas de código, a métrica orientada à função concentra-se na funcionalidade do software. Em 1979, Allan Albrecht, introduziu uma técnica de Análise de pontos por função.



A FPA - Análise por Pontos por Função é uma destas técnicas. Ela dimensiona uma aplicação na perspectiva do usuário final, ao invés de levar em consideração as características técnicas da linguagem utilizada.
Uma aplicação, vista sob a óptica do usuário, é um conjunto de funções ou atividades do negócio que o beneficiam na realização de suas tarefas.
Uma função específica do usuário em uma aplicação é avaliada em termos do que é fornecido pela aplicação e não de como é fornecido.text


No início da década de 70, pesquisadores do Serviço de Processamento de Dados da IBM, a pedido do grupo de usuários (GUIDE), começaram a analisar centenas de programas para isolar as variáveis críticas, que determinam a produtividade da programação.


Descobriram que poderiam basear a avaliação de um sistema, medindo-se o valor das funções executadas pelos programas, em vez de utilizar como base o volume ou a complexidade do código dos programas. Em 1979 Allan J. Albrecht ( IBM White Plains ), prosseguindo essas pesquisas, introduziu uma técnica de avaliação conhecida como FPA - Function Point Analysis. A técnica está baseada na visão externa do usuário, sendo, portanto, independente da linguagem utilizada, permitindo calcular o esforço de programação e auxiliando o usuário final a melhorar o exame e avaliação de projetos.


Em 1986, foi formado o Grupo Internacional de Usuários de FPA ( IFPUG - International Function Point User Group ) destinado a divulgar informações e novas implementações da técnica a todos os seus associados.






Características da FPA-Function Point Analysis  

  • Esforço de desenvolvimento de software;
  • Custo de software;
  • Taxa de produção de software;
  • Taxa de manutenção de software.
  • Nível de produtividade da equipe;




Medidas Diretas

  1. Custo
  2. Esforço
  3. Linhas de Código
  4. Velocidade de Execução
  5. Memória
  6. Número de Erros
  7. Complexidade ciclomática
Medidas Indiretas

  1. Funcionalidade
  2. Qualidade
  3. Complexidade
  4. Eficiência
  5. Confiabilidade
  6. Manutenibilidade
Análise Ponto Por Função 


Mede o tamanho funcional do software, subsídios para o cálculo da produtividade do processo de desenvolvimento com base na funcionalidade ou utilidade dos programas. Esta avaliação é realizada sob o ponto de vista do usuário que avalia o tamanho e a complexidade de um software. Nesta contagem são considerados os seguintes itens da aplicação (software):
Arquivos Lógicos Internos, Arquivos de Interface Externa, Entradas Externas, Consultas Externas e Saídas Externas. Cada item deste define um peso que no final determina a quantidade de pontos de função da aplicação,

COCOMO:
Primeiras métricas baseadas em linhas de códigos para linguagem PL/I - IBM
O método COCOMO (ou COnstructive COst MOdel) é um modelo de estimativa do tempo de desenvolvimento de um produto. Criado por Barry Boehm. É baseado no estudo de sessenta e três projetos. Os programas examinaram de 2.000 a 100.000 linhas de código em linguagens de programação de Assembly a PL/I.

Análise de Risco: constitui em uma métrica bastante utilizada na realização de sistemas Os cinco pontos são:
• Identificação e Classificação dos Processos de Negócio
• Identificação e Classificação dos Ativos

        I.            Utilizam-se como métrica as melhores práticas de segurança da informação do mercado, apontadas na norma ISO/IEC 17799. A partir destas informações faz-se possível a elaboração do perfil de risco, que segue a fórmula: (Ameaça) x (Vulnerabilidade) x (Valor do Ativo) = RISCO. Atenção: a ISO/IEC 17799 não ensina a analisar o risco, serve apenas como referência normativa. O que mais incomoda aos consultores exigentes, é o crescente número de empresas “de segurança da informação” que dizem preparar a “análise de risco”, mas na verdade fazem, quando muito, uma “análise de vulnerabilidades”.”.

       I.          
  AnálResumo da FPA (Function Point Analysis) 

                                I.   Pontos de função é uma medida funcional de tamanho de software, introduzida em 1979 por Alan Albrecht da IBM , (falecido em 2010)

                             II.            Medida funcional de tamanho de software é um conceito definido pelo padrão ISO/IEC 14143-1:1998 e refere-se à medição do tamanho do software considerando-se apenas a funcionalidade solicitada e recebida pelos respectivos usuários. Nesse sentido, uma medida funcional de tamanho é uma medida externa, pois mede somente aquilo que é percebido pelos usuários do produto de software, independentemente da forma de implementação escolhida.

                           III.            A contagem dos pontos de função é regulamentada pelo International Function Point Users Group (IFPUG), organização internacional sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos da América. O IFPUG publica o Counting Practices Manual (Manual de Práticas de Contagem), atualmente em sua versão 4.2.1, que estabelece os padrões para o cálculo dos pontos de função. Para garantir a padronização dos procedimentos de contagem, o IFPUG oferece certificação na técnica e divulga os profissionais certificados através de seu site na Internet – www.ifpug.org.
                           IV.            O método do IFPUG foi oficializado através do padrão internacional ISO/IEC 20926 de 2002.

                             V.            A contagem dos pontos de função é realizada com base em cinco tipos de componentes de software: arquivos internos, arquivos externos, entradas, saídas e consultas. Esses termos possuem um sentido específico na FPA - Function Point Analysis (Análise de Pontos de Função) e a identificação e classificação dos componentes exige conhecimento especializado.

                           VI.            Os pontos de função são utilizados como fator normalizador do tamanho do software, permitindo o estabelecimento de métricas tais como produtividade (pontos de função produzidos por pessoa-mês), taxa de entrega (homens-hora para a produção de um ponto de função), densidade de defeitos (defeitos encontrados por ponto de função) e outras. A taxa de entrega também pode ser  denominada produtividade, o que pode causar confusão. A melhor opção é deixar clara a nomenclatura utilizada em cada caso.

                        VII.            Vem crescendo a utilização, pelas empresas brasileiras, dos pontos de função nos contratos de fornecimento de software, seja através da cotação de preços por ponto de função, ou através da quantificação dos serviços através de medições de pontos de função.No mundo, os pontos de função do IFPUG são utilizados pela grande maioria das organizações que realizam algum tipo de medição funcional de tamanho de software.

Métr




Nenhum comentário:

Postar um comentário