segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Energia Solar


A "International Renewable Energy Alliance", foi formada durante a conferencia de  Bonn em 2004 na conferência Internacional de Energias Renováveis??, e foi estabelecida para avançar política e informações sobre as energias renováveis??, proporcionando uma voz conjunta para renováveis geração de energia e atividades práticas REN Alliance preenche a lacuna entre a política e a prática através da construção sobre a sinergia de suas organizações parceiras para atingir o progresso através de sua experiência coletiva e conhecimento. Os parceiros internacionais compreendem organizações representativas da bioenergia, geotermia, água, energia solar e tecnologias do vento. ISES foi formada em 1954 como uma organização mundial sem fins lucrativos dedicada à avanço da utilização da energia solar. ISES agora está presente em mais de 105 países em todo o mundo. Seus membros incluem cientistas e pesquisadores, além de muitos outros da indústria, associações de energia solar e outras organizações privadas e públicas
A Terra recebe 174 petawatts (GT) de radiação solar  na zona superior da atmosfera. Dessa radiação, cerca de 30% é refletida para o espaço, enquanto o restante  é absorvido pelas nuvens, mares e massas terrestres. O espectro da luz solar na superfície da Terra é mais difundida em toda a gama visível e infravermelho e uma pequena gama de radiação ultravioleta.


A radiação solar pode ser utilizada diretamente como fonte de energia térmica, para aquecimento de fluidos e ambientes e para geração de potência mecânica e/ou elétrica. Pode ainda ser convertida diretamente em energia elétrica, por meio de efeitos sobre determinados materiais, entre os quais se destacam o termoelétrico e o fotovoltaico.

O aproveitamento térmico para aquecimento de fluidos é feito com o uso de coletores ou concentradores solares. Os coletores solares são mais usados em aplicações residenciais e comerciais (hotéis, restaurantes, clubes, hospitais etc.) para o aquecimento de água (higiene pessoal e lavagem de utensílios e ambientes). Os concentradores solares destinam-se a aplicações que requerem temperaturas mais elevadas, como a secagem de grãos e a produção de vapor.

Neste último caso, pode-se gerar energia mecânica com o auxílio de uma turbina a vapor, e, posteriormente, eletricidade, por meio de um gerador (geração heliotérmica). A conversão direta da energia solar em energia elétrica ocorre pelos efeitos da radiação eletromagnética sobre determinados materiais semicondutores. Entre esses, destacam-se os efeitos termoelétrico e fotovoltaico. O primeiro, caracteriza-se pelo surgimento de uma diferença de potencial, provocada pela junção de dois metais, em condições específicas.

No segundo, os fótons contidos na luz solar são convertidos em energia elétrica, por meio do uso de células solares. Entre os vários processos de aproveitamento da energia solar, os mais usados atualmente são o aquecimento de água e a geração fotovoltaica de energia elétrica .

A Terra recebe 174 petawatts (GT) de radiação solar  na zona superior da atmosfera. Dessa radiação, cerca de 30% é refletida para o espaço, enquanto o restante  é absorvido pelas nuvens, mares e massas terrestres. O espectro da luz solar na superfície da Terra é mais difundida em toda a gama visível e infravermelho e uma pequena gama de radiação ultravioleta.

A superfície terrestre, os oceanos e atmosfera absorvem a radiação solar, e isso aumenta  sua temperatura. O ar quente que contém a água evaporada dos oceanos sobe, provocando a circulação e convecção atmosférica. Quando o ar atinge uma altitude elevada, onde a temperatura é baixa, o vapor de água condensa-se, formando nuvens, que posteriormente provocam precipitação sobre a superfície da Terra, completando o ciclo da água. O calor latente de condensação de água aumenta a convecção, produzindo fenômenos atmosféricos, como o vento, ciclones e anti-ciclones.
A luz solar absorvida pelos oceanos e as massas de terra mantém a superfície a uma temperatura média de 14 ° C. A fotossíntese das plantas verdes converte a energia solar em energia química, que produz alimentos, madeira e biomassa a partir do qual os combustíveis fósseis são derivados.
O total de energia solar absorvida pela atmosfera terrestre, oceanos e as massas de  terra é de aproximadamente 3.850.000 exajoules (EJ) por ano. A energia solar pode ser aproveitada em diferentes níveis em todo o mundo. Consoante  a localização geográfica, quanto mais perto do equador, mais energia solar pode ser potencialmente captada.
As áreas de deserto, onde as nuvens são baixas e estão localizadas em latitudes próximas ao equador são mais favoráveis à captação energia solar.Os desertos que se  encontram relativamente perto de zonas de maior consumo em países desenvolvidos têm  sofisticação técnica necessária para a captura de energia solar realizações estão cada vez mais importante como o Deserto de Mojave (Califórnia), onde existe uma central
de energia solar com uma capacidade total de 354 MW.

Nenhum comentário:

Postar um comentário